terça-feira, 29 de maio de 2012

Roteiro - Roma - Vaticano












Temos a ideia de após recebermos o carro deixa-los no hotel e conhecer Roma a pé, metro e ônibus. Foi sugerido e achamo uma excelente ideia já que estaremos com os carros dar uma volta e ver os monumentos a noite, que lemos em muito sites ser tão bonitos quanto de dia. O Roteiro aqui apresentado foi sugerido por minha Irmã Cláudia Maria que é historiadora e esta fazendo o roteiro cultural da viagem, para mim ficou a tarefa do roteiro gastronomico e as rotas a serem seguidas, o roteiro gastronomico comentarei depois de ir aos restaurantes quando a viagem começar.


1º DIA - 03/09 -  ROMA
Chegada ao hotel  por vota das 17 horas e saída para jantar.
2º DIA – 04/09 - ROMA
Cidade do Vaticano
Sugestão de caminho: Andar à pé do Hotel até a estação Battistini de Metrô (cerca de 21 minutos), pegar o Metrô e saltar na estação Ottaviano. Andar até o Vaticano
9horas – Museu do Vaticano e Capela Sistina





Os Museus Vaticanos constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. Além destas instituições relativamente independentes entre si, das quais algumas possuem também sub-seções mais ou menos autônomas, os Museus Vaticanos supervisionam uma série de outros espaços dentro dos palácios da cidade do Vaticano, como galerias e capelas, que por si mesmos guardam alto interesse arquitetônico, histórico e artístico.
A Capela Sistina é uma capela do Palácio Apostólico, residência oficial do Papa. Foi erguida entre1475 e 1483, durante o pontificado de Sisto IV. De arquitetura despretensiosa, a capela é, contudo, um relicário para um mundialmente famoso conjunto de afrescos, executados por Michelangelo no teto e na parede do altar, e mestres como Perugino, Botticelli, Ghi
rlandaio, Signorelli, Pinturicchio, Pier
o di Cosimo e outros mais nas paredes laterais, representando diversas cenas bíblicas. A cena do Juízo Final, de Michelangelo, é um dos maiores marcos da arte maneirista e de toda a pintura ocidental.
Fonte

Comentário e dicas após a visita:










Vaticano!
Então vamos lá falar do vaticano... Antes gostaria de dizer que estou em Florença capital da Toscana e todos sabem que Amo os  vinhos, Estou escrevendo depois de ter bebido duas garrafas de vinho Chianti Classico, isso mesmo aquele do galo!! Não contei a estória do galo???  vinho que no Brasil custa 120,00 e aqui custa 7,00 euros, maravilhoso... Aquele do galo! Não contei a estória do galo??  Ah! Era vaticano que ia falar... Ai ai... sonhos e mais sonhos realizados... hoje fui a Assis... Lindo... Bom... Mas o tópico era vaticano né?!  Rs... Acho melhor escrever amanhã... Se conseguir, pq amanha vou tomar mais 2 garrafas que comprei de Brunello de Moltalccino, ai no /brasil quanto??? Ah! 200,00  Reais?? Aqui 22,00 euros!!! É a minha Disneylenadia!!! Amanha eu juro que escrevo sobre o vaticano...

   Chegamos então e não deu pra escrever durante a viagem, mas agora aos pouquinhos vou escrevendo, será ótimo lembrar de todos os momentos maravilhosos...

   Vaticano é sensacional, as pinturas de Michelangelo são uma caso aparte na vida de uma pessoa, é muito impressionante, parecem em 3D vale muito a pena.

   A dica principal é comprar o ingresso aqui do Brasil, como verificamos posteriormente em todo a Europa é muito gente, pode acreditar muita gente mesmo, como vc pode observar na foto em cima e nessa ai em baixo





        Chegamos com chuva ainda por cima e tinha uma fila de quase um quilometro só pra chegar aonde se compre o ingresso, felizmente já tínhamos e entramos a frente de dessa longa fila.

         Lá dentro é tudo muito lindo, as esculturas são belíssimas mas o que comove  são as pinturas nos tetos de praticamente todos os tetos do museu, vou deixar uma aqui, pra mim a mais linda pintura que ja vi em minha vida (isso inclui o Louvre) mas apenas com a avaliação de meus olhos inocentes para obras de artes, porem as fotos não condizem com a realidade ao vivo.





    
12:30 ou 13:00 – Almoço
14: 25 Visita à Necrópole e Basílica de São Pedro – duração 1h 30 min – chegar com 5 minutos antes.
A Necrópole, chamada também, como Cidade dos Mortos é o local onde está o túmulo de São Pedro (um dos apóstolos de Jesus e o primeiro Papa) e de muitos outros Papas. O lugar é cheio de tumbas de antigos Papas, que foram descobertas através de escavações feitas a pedido do Papa Pio XII. Faremos uma visita guiada na língua portuguesa.
A Basílica de São Pedro (em latim Basilica Sancti Petri, em italiano Basilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano, tratando-se da maior das igrejas do cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados.[1][2][3] Cobre uma área de 23000 m² ou 2,3 hectares (5.7 acres) e pode albergar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, sendo adornada com 340 estátuas de santos, mártires e anjos[4]
. Situada na Praça de São Pedro, sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante,Michelangelo, Ra
fael e Bernini.


A visita necrópole do vaticano é algo indescritível, essa visita consiste em descer as escavações arquiológicas feitas bem em baixo do vaticano, descer até tumbas datadas da época do Homem! Do Cara! Do Filho de Deus! Sensacional, e ver com grande emoção o ponto exato aonde foram enterrados os restos mortais de São Pedro, saimos com lagrimas nos olhos, sensacional saber que a grande cúpula do vaticano esta exatamente em cima da tumba de São Pedro, não sou católico, mas sou cristão, então digo a todos de todas as religiões que é um passeio que vale muito a pena.

O detalhe é que a visita pode ser em Português, é só solicitar e tudo pode ser marcado aqui do Brasil.

Lá não pudemos tirar fotos, mas vou colocar algumas do interor da Básilica que é linda demais 











CASTELO SANT’ANGELO
            Fica as margens do rio Tibre próximo à basílica de São Pedro no Vaticano. O castelo foi construído em 139, e serviu como tumba do imperador Adriano até ser usado como fortaleza na idade média e prisão no século XIX. Hoje abriga um museu e é atração turística da cidade. O ponto alto da visita ao castelo é a vista lá do alto. É possível ver a cúpula da basílica, as pontes do rio e outras partes da cidade. Uma curiosidade é que o castelo é ligado ao Vaticano por uma passagem ou um paredão com um corredor chamada de “Passetto di Borgo” que era uma saída de emergência para os papas quando Roma era atacada.







Consultas:
blogspot.com.br

Voltar ao Hotel
Jantar
3º DIA – 05/09 - ROMA
Sugestão de caminho: Andar até a Piazza Alfonso Capecelatro a 11 min do hotel e pegar o ônibus Linha 46(Astalli/Pza. Venezia) ou caminhar até a Estação do Metrô Battistini ( cerca de 20min)e pegar o Metrô até a estação Termini e trocar para Linha B para o Coliseu.

Manhã:
      Monumento Vittorio Emanuele – Piazza Venezia


O Monumento a Vittorio Emanuele II também chamado por Il Vittoriano situa-se em plenaPiazza Venezia na cidade de Roma. O monumento homenageia Vittorio Emanuele II, primeiro Rei de Itália Unificada. O mármore branco com que foi construído fá-lo destoar do resto da cidade, os romanos lhe chamam "Bolo de Casamento" e "Máquina de Escrever".
      Palazzo Venezia – Galeria de Arte;
O Palácio Venezia é o nome de um grande palácio na área central de Roma. Uum dia foi o local da embaixada da República de Veneza na cidade de Roma.
Foi uma das primeiras construções renascentistas de 
Roma. Muitas de suas pedras vieram do Coliseu, uma prática corrente em Roma até séculos recentes. Seu primeiro morador foi o Papa Paulo II, que supostamente o construiu naquele local para ver as corridas de cavalo naVia del Corso.
Durante o século XIX, foi local de residência do embaixador austro-húngaro para o Vaticano. Benito Mussolini tinha nele seu escritório na Sala del Mappamondo, e usou a sacada do prédio para muitos de seus famosos discursos.
O Museo del Palazzo di Venezia está localizado no prédio e contém cerâmica, tapeçaria e estátuas do começo da era Cristã até o começo do Renascimento.

      Mercado e Coluna Traiana; seguir pela Via dei Fori Imperiali até o


O Mercado de Trajano é o nome moderno de um complexo de edifícios em Roma da época imperial que originalmente se estendia ligeiramente além dos atuais limites da área arqueológica, numa zona ocupada por palácios modernos.
O complexo surgiu contemporaneamente ao Fórum de Trajano, no início do século II, durante o reinado de Trajano, para ocupar e sustentar os cortes na colina Quirinal, e separa-se do Fórum por uma estrada calcetada. O complexo apresenta seis andares com várias salas.
A Coluna de Trajano é um monumento em Roma construíd
o sob a ordem do próprio imperador, pelo arquiteto Apolodoro de Damasco em comemoração às vitórias das campanhas militares contra os Dácios. Localizada no fórum perto do monte Quirinal, a coluna tem aproximadamente 30 metros de altura mais oito metros de pedestal, perfazendo 38 metros de altura. Constituída por vinte blocos de mármore, cada um pesando 40 toneladas, e um diâmetro de quatro metros. No seu interior, uma escada emespiral com 185 degraus dá acesso à plataforma do topo, de onde se obtém uma vista periférica da zona.
      Coliseu





O Coliseu foi construído durante o Império Romano, entre os anos 70 e 80 da nossa era, durante os governos dos imperadores Vespasiano e Domiciano.
Este anfiteatro era utilizado como palco de lutas de gladiadores, espetáculos com feras e até batalhas navais, pois o Coliseu possuía um sistema que transformava a arena num grande lago.Em sua construção foi usado mármore, ladrilho, tufo e pedra ravertina.Tinha capacidade para receber até noventa mil espectadores.Foi danificado por um terremoto no começo do século V e restaurado posteriormente. No século XIII, foi usado como fortaleza militar. Entre os séculos XV e XVI foi alvo de saqueadores, que levaram boa parte dos materiais valiosos da construção.Em 2007, foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.O Coliseu de Roma é um Patrimônio da Humanidade (título conferido pela UNESCO).

      Foro Romano




O vale do Fórum entre as sete colinas de Roma, originalmente era um pântano. Com a drenagem do terreno, foi criado o Fórum Romano, que desde o sétimo século a.C foi o centro da vida pública romana por mais de um milênio. Ao longo dos séculos, vários monumentos foram construídos. Primeiro os edifícios destinados às atividades políticas, religiosas e comerciais, em seguida, durante o segundo século a.C. às basílicas civis, onde se desenvolviam as atividades judiciárias. No final da era republicana, o antigo Fórum Romano tinha se tornado insuficiente e inadequado para servir como um centro administrativo e de representação da cidade. As várias dinastias de imperadores adicionaram apenas monumentos de prestígio: o Templo de Vespasiano e Tito e aquele de Antonino Pio e Faustina dedicados à memória dos imperadores deificados; o Arco monumental de Septímio Severo, construído na extremidade ocidental da praça em 203 d.C para comemorar as vitórias do imperador sobre a população de Parti. O último principal intervento, foi construído pelo imperador Massencio no início do quarto século d.C. Massencio foi responsável pela construção de um templo dedicado à memória de seu filho Romulo e pela imponente Basílica em Velia, que foi reestruturada no final do quarto século. O último monumento construído no Fórum, foi a coluna erguida em honra do imperador bizantino Focas, em 608 d.C.
      Monte Palatino


O museu é localizado no Museu de César, onde, entre os monumentos coletados a partir do sítio da colina, são expostos objetos dos túmulos da Idade do Ferro e obras de arte de edifícios imperiais. As mais importantes dessas obras são as pinturas decorativas na sala de leitura de Isaías. De acordo com antiga tradição, foi no monte Palatino que Rômulo construiu o primeiro assentamento de Roma, em meados do século VIII aC. As escavações encontraram cabanas e túmulos da Idade do Ferro, e uma antiga fortificação. O Palatino era também o centro de alguns cultos importantes como, por exemplo, o da Magna Mater (Cibele). Entre o segundo e o primeiro século a.C, tornou-se um bairro residencial onde habitava a aristocracia romana. Neste período foi construída a Casa de Griffins, famosa por suas pinturas. O imperador Augusto transformou o Palatino no centro oficial de seu poder e começou um programa de construção: a construção de palácios imperiais e várias reformas ou ampliações de edifícios existentes construídos pelos imperadores anteriores. 
      Arco de Constantino

Situado em frente ao Coliseu, o arco de Constantino é o mais bem conservado dos arcos triunfais dos imperadores (são muitos na cidade). Os imperadores costumavam mandar erigir tais arcos para comemorar uma batalha bem sucedida ou seus muitos triunfos, uma espécie de auto-homenagem.
No caso de Constantino, o arco foi construído para celebrar a vitória sobre o co-imperador Maxêncio. Segundo a tradição, Constantino haveria tido uma visão de que venceria sob o signo cristão da cruz, o que acabou por determinar a mudança da religião oficial romana ao catolicismo.A vitória transformou Constantino no único imperador do Império Romano do Ocidente, que era então dividido entre quatro co-imperadores.
No arco, há belos medalhões e esculturas que mostram as vitórias romanas e de Constantino.
seguir a Via di San Gregorio até o
      Circo Massimo




Foi a principal pista de corridas do Império Romano, um lugar onde eram realizados os jogos públicos, famosos principalmente pelas corridas de quadriga (carro de duas rodas puxado por 4 cavalos emparelhados). Essa pista, que chegou a medir cerca de 600 metros de comprimento, tinha arquibancadas com capacidade para receber até 150.000 espectadores. Os espectadores que não conseguiam um lugar nas arquibancadas também podiam assistir aos jogos dos montes Aventino e Palatino, localizados perto do local.
Hoje em dia o Circo Massimo foi transformado em um parque com um grande gramado, ideal para um tranquilo passeio. Muito pouco foi preservado do que um dia foi o grande circo romano. Do circo original, hoje somente resta a pista de corrida, que foi coberta pela vegetação. A área é atualmente utilizada como um parque para passear ou praticar esportes no centro de Roma.
     continuar pela Via dei Cerchi, vire a esquerda até o
      Tempio di Ercole



O Santuário de Hércules é um dos maiores complexos sagrados da " arquitectura romana em época republicana . Localizado no Tivoli , foi construído durante o século II aC.
Era uma estrutura de proporções gigantescas, muito tempo manteve-se muito deteriorado e cuja restauração foi concluída em Junho de 2011

      Basílica de Santa Maria in Comedin

No século VI esta igreja de Santa Maria in Cosmedin foi fundada sobre as ruínas de um antigo edifício. No século VIII, quando a igreja oriental proibiu pintar a Virgem, Cristo ou os santos, movimento conhecido como iconoclasma - o papa Adriano I entregou esta igreja aos gregos que haviam fugido do Império Romano do Oriente.
A basílica foi aumentada com uma ábside no final de cada uma das naves laterais e da nave - tipo de construção pioneira na arquitetura do Ocidente. O trono do bispo, decorado com leões, data também dessa época.A leste da Igreja está a famosa Bocca della Veritá, a Boca da Verdade, máscara de Tritão com a boca aberta, feita em mármore, a quem a lenda medieval atribui o poder de morder os dedos da mão de um mentiroso que ousasse inseri-la na abertura.
                 atravessar a Ponte Palatino e ir até
      Basílica de San Bartolomeo All’Isola na Ilha Isola Tiberiana
Foi fundada no final do século 10 por Otto III, Sacro Imperador Romano . Ele contém as relíquias de São Bartolomeu Apóstolo , e está localizado na Ilha Tiberina , no local do antigo templo de Esculápio , que teve a ilha limpa do seu antigo prestígio-tratos entre os romanos e estabeleceu sua reputação como um hospital, continuou sob os auspícios cristãos hoje.  O interior da igreja preserva catorze antigas colunas romanas e dois leões defende que data desde a mais tenra reconstrução da basílica.
ALMOÇO
TARDE:
Saindo da Basílica de San Bartolomeo pegar a Ponte Fabricio e caminhar cerca de 16 mimutosa até a
      Piazza Navona

A célebre Piazza Navona, considerada uma das mais belas praças barrocas do mundo, esta localizada sobre as ruínas do antigo Estádio de Domiciano. Com o passar dos anos residências foram construídas utilizando as arquibancadas como sustentação, o que garantiu que o formato elíptico do estádio fosse preservado. A Navona somente foi considerada uma praça no século XV quando passou a abrigar o mercado da cidade. Sua característica barroca atual é um resultado da remodelação que o Papa Inocêncio X ordenou no século XVI. Entre as obras encomendadas esta a impressionante Fontana dei Quattro Fiumi, trabalho de Bernini que representava os quatro principais continentes através de seus rios mais importante: o Nilo na África, o Ganges na Ásia, o Rio da Prata na América e o Danúbio na Europa. Na praça existem ainda duas outras fontes, a Fontana di Nettuno e a Del Moro, ambas obras de Giacomo della Porta. 
O antigo palácio do Papa Inocêncio X, o Palazzo Pamphilj, desde 1920 abriga a embaixada do Brasil.
caminhar cerca de 5 minutos até  o

      Pantheon


O Pantheon original de Roma foi construído pelo imperador Marco Agripa em 27 a.C.. Destruído por um incêndio no ano 80 d.C., foi reconstruído em 125 pelo imperador Adriano, mantendo-se praticamente intacto desde então. 
Um dos melhores locais para compreender a grandiosidade de Roma, a obra, hoje convertida em Igreja Católica é simplesmente magnífica e capaz de arrancar a admiração até mesmo do mais frio dos visitantes. Sua abóbada, criada a partir da fina arte arquitetônica romana, tem 43 metros de altura, feito que só seria igualado no século 15. O "óculo", uma abertura na parte superior do teto, é a fonte de iluminação do prédio e o deslocamento da luz ao longo do dia cria um espetáculo à parte. 
Sem dúvida é um dos pontos mais emocionantes da visita à Roma !! Não deixe de visitar o túmulo do famoso artista Rafael e de observar a guarda de honra que até hoje faz uma vigília cerimonial junto ao túmulo do unificador e primeiro Rei da Itália, Vittorio Emanuele.
                       caminhar cerca de 6 minutos até a

      Fontana di Trevi



É a maior fonte barroca de Roma e, provavelmente, a mais famosa do mundo. Projetada por Nicole Salvi e construída em 1735, essa fonte está situada no cruzamento de três ruas e faz parte da história da cidade. Antigamente, era habitual construir uma fonte onde os aquedutos terminavam, como é o caso da Fontana di Trevi, que marca o final do Aqua Virgo, um aqueduto de grande valor simbólico.
Na Fontana di Trevi você também poderá ver a magnífica estátua do deus Netuno, representado sobre um carro em forma de concha puxado por dois cavalos-marinhos, que foi protagonista de várias cenas da história do cinema. Entre essas cenas, a mais famosa é, indubitavelmente, a do filme La Dolce Vita, dirigida pelo cineasta italiano Federico Fellini.
Além disso, desde a rodagem do filme "Three Coins in the Fountain", que em português recebeu o título de "A Fonte dos Desejos", a tradição diz que, se você jogar uma moeda na fonte, voltará a visitar a cidade.

            pausa para um Gellato – caminhar cerca de 10 minutos até a

      Piazza Spana
Começou tomar forma no séc. XVI, durante a consagração da famosa igreja de Trinità dei Monti. Um século mais tarde foi concluída a construção da monumental Escalinata di Trinità dei Monti (Escadaria de Trinità dei Monti), um dos elementos mais famosos do belo conjunto arquitetônico formado pela praça, pela igreja e pela própria escadaria. O nome Piazza di Spagna se deve ao fato de que, no séc. XVII, toda a área onde a praça se encontra era propriedade da embaixada espanhola em Roma.
A escadaria de 135 degraus foi decorada com vários terraços-jardim, que exibem toda a sua beleza, principalmente durante a primavera e o verão. A escadaria liga a praça com a igreja de Santa Trinità dei Monti, que foi construída em 1502, transformando todo o conjunto em um espaço de beleza única. No meio daPiazza di Spagna, merece destaque a Fontana della Barcaccia, projetada por Pietro Bernini. Essa fonte deve seu nome à sua forma de barco meio submerso.
                       caminhar até 8minutos até a
      Piazza del Popolo

É uma das praças mais conhecidas de Roma. Trata-se de um imenso espaço oval, presidido por um grande obelisco egípciono centro. Esse obelisco, de 24 metros de altura, está dedicado a Ramses II e em 1589 foi levado do Circo Massimo (onde esteve desde o ano 10 a.C.) até a praça.
Nos dois lados da Piazza del Popolo, podemos encontrar as igrejas gêmeas da Santa Maria dei Marcoli e a igreja do Montesanto, além da igreja deSanta Maria del Popolo. A praça está situada onde em outros tempos esteve a porta norte das muralhas aurelianas, bem no começo da Via Flaminia. A praça atual, de estilo neoclássico, é um ponto de encontro freqüente para os romanos e conta com diversas cafeterias e lojas. Essa praça, que pode acolher até 30.000 pessoas, é um lugar ideal para a realização de concertos ao ar livre e eventos políticos.
Volta para o Hotel ou jantar
Pegar Metrô na Estação Piazza Del Popolo até a Estação Battistini, caminhar  cerca de 20 minutos até o Hotel.

Sugestão de restaurante em Roma:


1 - La Nduja 


Piazza S.M.Consolatrice, 1-4 (zona 


Casalbertone), 00159 Roma, Itália

Tel. 06.4370025
 Faixa de preço 44 R$ - 74 R$
Cozinhas Italiana e carnes
Bom para: Cozinha local
      Cometarios:
   



 2 -  Al Duello 

 
   Vicolo della Vaccarella, 11, 00186 Roma, Itália
    +39 ( 06 6873348
Faixa de preço 30 R$ - 88 R$
Bom para: Romântico, Negócios, Cozinha local, Ocasiões especiais, Recepcionar clientes
Opções de restaurantes: Lanchonete, Jantar, Reservas, Aberto até tarde
Comentarios

3 - Marco G 

Via Garibaldi, 56, 00153 Roma, Itália
065809289
Cozinhas Italiana
Bom para: Romântico, Negócios, Cozinha local, Ocasiões especiais, Recepcionar clientes
Comentarios:






Gelateria imperdível em Roma


Gelateria La Dolce Vita 


Via Cavour 306, 00184 Roma, Itália
06 88922877
Comentarios:







Consultar;
www.wikepedia.org



Vaticano!
Então vamos lá falar do vaticano... Antes gostaria de dizer que estou em Florença capital da Toscana e todos sabem que Amo os  vinhos, Estou escrevendo depois de ter bebido duas garrafas de vinho Chianti Classico, isso mesmo aquele do galo!! Não contei a estória do galo???  vinho que no Brasil custa 120,00 e aqui custa 7,00 euros, maravilhoso... Aquele do galo! Não contei a estória do galo??  Ah! Era vaticano que ia falar... Ai ai... sonhos e mais sonhos realizados... hoje fui a Assis... Lindo... Bom... Mas o tópico era vaticano né?!  Rs... Acho melhor escrever amanhã... Se conseguir, pq amanha vou tomar mais 2 garrafas que comprei de Brunello de Moltalccino, ai no /brasil quanto??? Ah! 200,00  Reais?? Aqui 22,00 euros!!! É a minha Disneylenadia!!! Amanha eu juro que escrevo sobre o vaticano...









2 comentários:

  1. Muito interessante...O dia que tivermos a possibilidade de fazer um belo passeio desses seguiremos seu cronograma.
    Muito legal!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito, muito bom. Mais cadê o resto????

    ResponderExcluir